quinta-feira, 21 de maio de 2009

Retei-me


Minhas amigas o frio chegou.Vamos nos aquecer minhas lindas?Socorro, queridinhas! Não sei o que faço. Nunca vi tanto incômodo. Minha Nossa Senhora tenha pena de mim. Affe, quanto atordoamento.

Coitada da baiana ,tá lascadinha de tudo. Mulé, tu mora nas Gerais há tanto tempo e ainda não se acostumou?

Tu não andava dizendo que já gostava de frio? Que os dias cinzentos tinham sua beleza? E agora , mudou de ideia, foi?

Baiana pra que tanta lassidão?Sinto lhe dizer, mas o inverno, bichinha, ainda não chegou não. Nós ainda estamos em maio. Em junho é que começa o inverno de verdade, tá me ouvindo ?

Vou fingir que não ouço nada.Lá vem essazinha com seus falatórios irritantes. Acha-se a dona da verdade. Já me aborreci muito ontem. O frio chegou de repente.Gelei todinha minha gente. Pés, mãos , nariz são os que mais sofrem .

Já estou usando três meias grossas nos pés. A cada semana aumento a quantidade. Podem acreditar, não é exagero , não. Oxe, no final são tantos pares que quando as tiro de vez ficam em pé igual botas!

Pena que não tenha nada para aquecer o nariz. O tempo todo o infeliz fica geladinho. O jeito é cobrir a cabeça com cobertor.Ah, não consigo, perco o ar. Home, deixa o pobre do nariz gelar, azar dele e meu também.

Amigassssssss, o pior de tudo nessa época é tomar banho. Grito e pulo igual uma louca no banheiro. Lavar as costas é um sacrifício. Acabo deixando para o dia que lavo os cabelos. Oh desordem retada esses dias fazem em minha vida !

Pode haver o maior evento a noite que não vou. Fico exclusa no meu canto na companhia de meus cobertores. Oh, coisa boa!

Agora tem uma coisa que gosto nesse tempinho frio. Oxente, imaginaram? Só podia ser os caldos, mingaus, principalmente os de milho verde. Hum, uma delícia! Esses esquentam. Meu corpo agradece.

Queixo-me mesmo do frio. Todo ano é a mesma história. Mas sabem de uma coisa, não consigo me entender. Não gosto mais daquele calor sufocante da minha terra. Fico enjoada quando chego lá. Reclamo que chego a ser chata.

Minha terrinha que tanto amo, estou falando apenas do calor. Não fique magoada.

Acho que me meti numa cilada danada!

Oxalá, help!


Minas Gerais....tu é culpada, viu? Para de me dividir!

Lembrei da velha política do café com leite entre Minas e São Paulo. A minha política, se é que posso chamar assim, é do leite com pimenta. Uai, que mistureba mais picante. Acho que vai pegar fogo.

Pensando bem, será se dá certo leite com pimenta?

Faz-se tudo por uma amizade sincera.

Retei-me.

Assumo minha mineirês e pronto.

Bahia e Minas são irmãzinhas.Até o velho Chico concorda com essa irmandade. Nasce em terras mineiras e vai quietinho, mansinho desaguar nas terrinhas dos oxentes!

Obrigada meu São Francisco de Assis por esta bênção!

" Oh Minas Gerais, Oh, Minas Gerais,quem te conhece não esquece jamais..."
" Bahia, terra da felicidade. Moreno! Eu ando louca de saudade.."





sábado, 16 de maio de 2009

Piriri


Ter piriri demais não é normal. Não conseguia controlar isso em mim. Oxe, mas o troço é involuntário e por isso paguei grandes micos por causa dessa minha falha intestinaL

Convenhamos que há um certo exagero nisso tudo.Havia situações em que a falha era mesmo inevitável.Vocês sabem que tenho razão, né?

Não podia ter grandes emoções, viajar era um Deus nos acuda.

Nos ônibus já era conhecida como a fraca dos intestinos. Ei, sei o que tu pensou, Home, vou escrever isto nada.(risos)

Certa vez estava em Salvador e fui conhecer o zoológico. Não sei porque fui fazer essa visita Nunca gostei de ver animais em cativeiro. Ficava cheia de dó dos bichinhos.

Tava um sol de rachar.Um calor insuportável. Era mesmo um programa de índio. Tupã tenha pena de mim.

Passeava sossegada, até então ,observando os bichos.

Subitamente senti um desconforto. Uma fisgada na barriga.. Parei por instantes. Senti a respiração agitada.

Será possível, pensei. Hum, parece que sumiu. Respirei aliviada. Ufa, graças a meu Pai celestial.

Lá fui eu achando que fora apenas um engano.

Minhas amigas, o negócio piorou , ficou negro. Eu transpirava. As pernas não se mexiam, Olhava para os lados atordoada.

Ninguém se importava com minha aflição. As amigas riam despreocupadas. Eu naquele estado lastimável e elas as gargalhadas?Tava perdida mesmo.

Não quis nem saber. Corri em disparada para a saída do zoológico. Entrei na primeira casa com portas abertas que encontrei.

Os donos da casa acharam se tratar de alguma doida varrida.

Gritei nervosa: " Onde é o banheiro?"

Ai eles entenderam tudo e foram me acudir.

De dentro da minha casinha salvadora me senti tranquila.

" Graças a Deus, obrigada senhor", indaguei pra mim mesma.

Não me importava em encarar os donos da casa. Quem nunca passou por isso um dia. Ter vergonha, pra quê?

Minha tranquilidade durou pouco. Adivinharam o que aconteceu? Vai ser azarada assim na China. Minhas queridas, no banheiro não tinha papel.

Não tive outro jeito. Berrei para os donos da casa:

" O papel pelo amor de Deus!"

Mulé, que coisa feia, mau cheirosa. Devia procurar um médico. Só sabe dar vexame!!!!!!!

Pare com suas lições de moral, viu? Você não sabe o quanto sofri com esses piriris na minha vida. Hoje tudo acalmou. Tá mais sacrificado, é bem verdada. Meus intestinos cansaram de tanta luta. Tenho que recorrer a mamão, ameixa, activia para que trabalhem direitinho. Não é engraçado as coisas da vida? Ou tudo ou nada.(suspiros)
















quarta-feira, 13 de maio de 2009

BÉEEEEEEEEEE


Vejo uma cena que me faz rir muito. Quando eu, filhos e marido moramos no Núcleo Residencial Pilar, no norte da Bahia, fomos acometidos pela sarna.

Sarna ou escabiose é uma infestação da pele causada por ácaros que causam intensa coceira. Só de lembrar me dá arrepio e risos, é claro!

No núcleo havia muitas cabras e meus filhos adoravam abraçar os filhotinhos.Tanto é que o mais novo, então com dois anos não conhecia nem cachorros, só cabras. No dia que viu um o meu menininho chamou de béeee. Sacanagem!

Nós morávamos em um prédio e as danadinhas das cabras subiam dois lances de escada para brincar com as crianças. Essas cabras baianas eram mesmo impossíveis!
Loucas por uma bagunça.

Nesse negócio de abraçar cabra, correr atrás de cabra o meu menino mais velho pegou a tal sarna. O problema é que o ácaro da sarna pode ser transmitido através do contato direto de pele com pele com a pessoa infectada.

O que estão a imaginar, hein? Oxe, não deu outra. A família toda foi infectada. Viramos de repente a família coça-coça.

Graças a Deus, eu e o meu filho de dois aninhos fomos os menos afetados. Os ácaros tiveram pena de nós. Igual sorte não tiveram meu marido e o filho mais velho. Tadinhos, sofreram demais!

O médico receitou para os dois um remédio de efeito colateral terrível. A coçeira dos dois era tanta que não tinha parte do corpo que escapasse do medicamento.

Peguei o remédio e lambuzei o corpo do mais velho. Quando o liquido tocou as partes íntimas do bichinho, meu Deus....nem lhes conto. Não sei como mas o meu menino voou antes que eu acabasse de passar o remédio

O meu menino só não saiu porta afora porque a porta estava devidamente trancada.

O alvoroço foi grande. O remédio queimava nas partes intímas de tal modo que nem ventilador adiantou.

Fiquei doidinha. Não sabia o que fazer. Só foi acalmar o fogareu quando lavei o local com bastante água e sabonete glicerinado.

O pior vocês não sabem. O maridão debochou da agonia do filho. Disse que era exagero. Que o menino não pecisava dar aquele escândalo.

O homem tava cheio das coceiras, não tinha experimentado o remédio ainda, e só falava asneira.Tem pai que é cego, pensei comigo.

Fiquei caladinha no meu canto quando ele foi passar o remédio.

Fiquei esperando....e nada. Pé ante pé fui ao banheiro.

O coitado pulava que nem saci. Nunca vi tanto desespero.

Acheguei-me e perguntei: " Home, ardeu ...foi ?"










terça-feira, 12 de maio de 2009

Acho que consegurei pilotar uma lambreta.


Sou um desastre andando de bicicleta. Não consigo, perco o equilíbrio fácil. Sentido de direção não tenho nenhuma.Tenho que me conformar. Andar de bicicleta não é mesmo minha praia.

Ah, mas eu queria tanto dominar bem uma bike ! Que frustração retada, gente? As tentativas foram inúmeras. Quando garota levei quedas feias. E olhem que eu era teimosa. Caia, machucava e não desistia.

Chegava toda ralada em casa. Os braços, as pernas, nossa era um horror!

Era uma gritaria, choradeira mesmo na hora do banho. Triste realidade. Como os ferimentos ardiam! Mas pra que insistir tanto numa coisa impossível. Oh garota difícil!

Oxe, esse negócio de impossível não funcionava comigo,não. Na vida o que vale são as tentativas.Por mais doídas que sejam. Concordam?

Confesso que me cansei de me esborrachar no chão. Desisti da bicicleta antes que um ferimento mais grave me levasse dessa para outra vida. Garota esperta, não é mesmo?

Há um tempo atrás pensei em dirigir. Acho lindo mulher dirigindo.Fico toda abestalhada observando as amigas ao volante. Como elas conseguem? Acho tudo tão complicado.

Não, não ia dar certo, reconheço minhas limitações. Cheguei a falar com o maridão e filhos .Eles foram categóricos: " Esqueça. Quer matar os outros e a si própria?"

Que pena. Não será nessa encarnação que andarei de bicicleta e dirigirei um carro.Tenho que engolir mais essa .Que chato. Tadinha de mim!

Ei, esperem tenho uma esperança. Acho que conseguirei pilotar uma lambreta. O que vocês acham?

........, como? Não querem me dar nenhuma força? Ah, não é possível...!?(desaponto)


Droga,será se dancei nessa também??????????


segunda-feira, 11 de maio de 2009

O duelo


Duas meninas bobas marcando dia e hora para brigar. Isso não tem cabimento. Pois bem foi o que as duas danadinhas fizeram. Com plateia e tudo! Será se entrarão num ringue para dar espetáculo? É o que me parece. Vixe, Maria , mãe de Deus!

Claro que não tinha nada de ringue. O espetáculo era na sala da casa de meu tio. Ei, o que estão pensando? Oxe, uma das meninas, era eu, não tenham dúvidas!

Pelo que sei precisavámos brigar mesmo. Xingar era o de menos.

Éramos guiadas nessa bobajada toda, por uma menina mais velha que nós. Ela era o nosso árbitro.

O problema é que o tempo passava e nenhuma de nós duas tinha coragem de começar a briga. Nós nos gostávamos muito. Éramos primas. Tínhamos muita amizade e afeição. Ficamos com pena uma da outra.

Encabuladas resolvemos não mais fazer aquela idiotice. Ufa, finalmente recuperaram o juízo.

O problema é que havíamos planejado tudo e o pessoal não gostou. Disse-nos que não podíamos desistir.


Danou-se. E agora? Pra nosso desespero a grandalhona teve uma idéia. Cada uma desenharia o pai. Feito o desenho colocaríamos no chão lado a lado. Quem cuspisse no pai da outra começaria a briga.

Imaginem vocês que despropósito! Não sei se rio ou choro! Affe, que coisa horrível? Eu metida em mais uma briga!!!!!!!!!!!

Pois bem. O difícil foi cuspir nos tios. Os bichinhos não tinham nada a ver com a história. E nós os adorávamos! Quanta dificuldade! Jesus tenha dó.

Agora me digam quem deu a grande cuspada no pobre do tio? Não é novidade nenhuma. Com toda sinceridade, mas desta vez eu não queria . Meu coração doeu demais! Oh, saliva difícil de sair.

Pronto estava feito o negócio.O espetáculo começou . Nossa plateia - a grande plateia era de duas meninas, pensem bem! Nós nos engalfiamos igual a dois galos de briga. Era pontapé, unhada e puxões de cabelo.

A grandona instigava. E as duas abestadas continuavam.

De repente paramos. A plateia se aborrece . Olhamos admiradas uma para a outra. Não acreditávamos que havia nos machucado! Nos abraçamos e iniciamos o maior berreiro.

A grandalhona e a plateia saem pisando duro. Nós continuávamos abraçadinhas e arrependidas.

Mas porque brigávamos mesmo? Vocês sabem que não sei.(risos)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Eu era moça!


Com doze anos de idade achava que era gente grande, Tudo porque havia menstruado aos onze. A primeira da turma a ser premiada. Nossa, com isso fiquei insuportável! Atormentava a todos com a ideia fixa que já era "moça". Cruz credo!

Pra piorar a situação tinha um corpo que aparentava além da minha idade. Até os seios já surgiam. Resultado vivia empinada,e um tanto "rebolativa" quando andava pelas ruas.Queria mesmo chamar atenção.

Certo dia passeava toda faceira quando me deparei com uma colega que não aceitava essa minha nova maneira de ser. Em tom desagradável me diz:

- Tu tá é metida a besta.

Meu rosto fica vermelho de raiva. . Faço cara de desprezo. A colega continua.

- Ninguém suporta você, viu?

Mexo os ombros como se não ligasse para o comentário. Meço a dita cuja dos pés a cabeça e digo.

- Nem ligo, oxe! Cai fora sua despeitada.

Nossa, a menina ficou braba! Foi se chegando, e cara a cara me diz:

- Acha que é moça, é? Só vive se remexendo pra chamar atenção. Coitada, não passa de uma criança bestona, idiota,nojenta e...e...muito da feia!

Não me aguentei. Aquelazinha tava falando demais!

- Olha sua cara de jegue, tu é uma despeitada, invejosa. Uuuuuuu, não tem peito. Uuuuu não menstruou ainda.(risos)

Minhas amigas o negócio ficou feio. Eu e a coleguinha rolamos no chão. Oh, briga feia.
Uns vizinhos que passavam foram separar os moleques.

Ofegante e com os cabelos despenteados retruco.

- Foi ela que me arreliou.

A menina chorosa se defende.

- Ela me chamou de cara de jegue.

Os vizinhos ficam penalizados. Olham-me interrogativos,

Faço cara de espanto. Chego-me mais perto e falo baixinho.

- Ela é uma mentirosa. Coitada...ela é menina ainda, não é mesmo?

A menina ia responder, porém a tal que se achava moça , e cheia das razões não lhe dá tempo. Sai ligeiramente, passando as mãos nos longos cabelos como se nada houvesse acontecido.

Ei, mocinha, volte aqui. Tome jeito! Ela não quer me escutar também! Por que será, hein?
Essa era eu? Tem certeza? Ah, não acredito. Oxe!
























segunda-feira, 4 de maio de 2009

A artista


Dizem que não tive infância. Isto porque gosto de ganhar bonecas. Mas o que isso tem de anormal? Gosto de ganhar bonecas , e pronto. E dai? Elas me fazem um bem retado.Oxe, problema meu, não acham?

Na minha cama tenho algumas. Elas incomodam o maridão . Ele quer deitar e sempre encontra as bonecas para atrapalhar. Resultado, ele joga as bichinhas no chão. Oh, que maldade!

Mas esse negócio de não ter tido infância é lorota. A minha infância foi cheia de aventuras. Costumava ir a matinê todos os domingos. Assistia satisfeita os filmes de bang bang , super heróis e medievais .Eram meus prediletos.

Assistia aos filmes com tanta atenção na história e personagens, que os levava comigo para casa. Não tenham dúvidas. Construía meus castelos.Via-me rainha, a mocinha indefesa, a heróina admirada por todos.

Muitas vezes junto com meus irmãos e colegas encenávamos o que assistíamos nas telas.Fazíamos isso no quintal de minha tia. Lá criávamos nossa pélicula. Improvisávamos os figurinos, com retalhos guardados num baú velho.

A brincadeira ficava tensa no momento da escolha dos personagens. Metida como sempre, e se achando a poderosa, euzinha, queria o papel principal.

Cheia das chantagens conseguia fácil dobrar os manos e colegas. Até papel masculino conseguia. Coisa de menina super poderosa mesmo. Que saco!

Acreditem, mas até papel de Tarzan a menininha encrenqueira fez. Agora na hora do grito do herói das selvas era uma gargalhada geral. Mas isso era de se esperar.

Sei que com isso me diverti muito. Pensava ser "a artista ". O centro das atenções.

Psiu, não zombem. Era apenas coisa de criança! Tadinha!



sábado, 2 de maio de 2009

Povo forte e varonil


Leio os jornais, assisto TV e sempre a mesma história. Neguinho se dando bem as custas do dinheiro público. Quanta sem vergonhice, meu Deus? Estão a brincar com o povo brasileiro.

Sinto um dsgosto retado, sem falar na vontade que dá de socar esses caras de pau. Não se ressentem do que fazem ? Acham -se poderosos , inatingíveis?

É tanta roubalheira que me dá náuseas. Cada dia descobrem mais facatruas. São doentes terminais, atacados pelo vírus da hipocrisia e mau caratismo.

Fica impossível citar políticos que não se beneficiam com o suor do trabalhador brasileiro. Estamos a mercê de enganadores interessados em poder e dinheiro.

Seus ganhos mensais são recheados de benefícios.São celulares, auxílio - moradia, passagens aéreas, cotas para contratação de pessoal que trabalham em seus gabinetes e os tais cartões corporativos. Sem falar no gordo salário mensal que ainda recebem.

E sabem do pior ? Oxe, os bonitinhos , estão reclamando . Querem continuam usurpando a sociedade. Não querem que lhes tirem nenhum benéficio. Acham que podem continuam se aproveitando da boa vida! Merecem uma boa surra. Desaforo!

Fico a pensar o sacrifício de muitos que no dia a dia trabalham para sustentar a riqueza desses senhores.O trabalhador brasileiro, pasmem, trabalha para encher o bolso de nossos políticos. Isso é muita safadeza.Não to me aguentando. Ai que raiva!

E a tal crise? Santo Expedito que nos escute. Quem paga o pato ? Quem está sendo demitido? Home, só podia ser o labutador que sofre para ganhar seu dinheirinho para sustentar sua família. Aquele que acorda de madrugada, faz turno, enfrenta ônibus lotado e humildes dão graças a Deus pelo emprego que possuem.

A corda só arrebenta do lado mais fraco. Ficamos na ilusão da espera de dias melhores. Precisamos crer nisso para respirar. Oh,desmazelo ! Nosso povo não merece tanta aflição.

Dizem que a crise tá passando. Será? Vejam bem, dessa vez a crise veio da maior potência, Estados Unidos. O mundo ficou em alerta. Nós aqui estamos carecas de saber de crises. Não é grande novidade.

E a gripe suina? Coitados dos mexicanos, estão assustados. Não sei porque , mas lembrei da gripe do frango. Porcos que se cuidem. Tadinho dos bichinhos e de nós também. Deus tome conta.

Oxe brasileiros de meu Deus, não fiquem tristes, viu? Vamos acreditar mais uma vez que tudo vai passar. Já fomos tão dependentes . Tantos povos quiseram nossas riquezas,nosso solo maternal e gentil.

Oh povinho sofrido. Tudo aguentava, nada reclamava. Os tempos mudaram. Somos uma democracia .Não deixemos isso apenas no nome.Façamos uso de seu significado. .O poder emana de nós. Não desanimem povo forte e varonil!

Que Senhor do Bonfim nos abençoe. E nos livre da gripe do sapo, ah, não ,é do porco. Amém.