sábado, 25 de abril de 2009

Glamour


Hoje acordei a lembrar de alguns amigos que tive. Nós nos divertíamos muito. Eles me faziam rir e ver a vida de uma maneira mais leve. Talvez tenha sido por causa da opção sexual que tinham. Eles eram pessoas especiais. Homens fisicamente, mas com cabeça e gestos de mulher.


Isso mesmo. Pensaram certo. Meus amigos eram homossexuais. E observem que ser gay nos anos 70, 80, não era fácil. Para começar, eram chamados de viado. Hoje o termo pejorativo sumiu, pelo menos não o ouço mais. Existem outros, mas o viado era triste e o número 24, esse, coitado, sofria perseguição.


Como era bom vê-los falar e desabrochar a mulher que tanto os traia. Muitas vezes sofriam por amor e procuravam consolo. Confidenciavam-me suas desilusões para depois dar a volta por cima.


Não se deixavam abater por muito tempo. Arranjavam logo uma maneira de passar adiante o desamor e partir para aproveitar a vida. Uns eram mais recatados, tímidos mesmo. Outros, no entanto não se continham e alvoroçados deixavam seu lado mulher aflorar de vez.


O que mais me admirava neles era a lealdade. Não traiam em hipótese alguma seus amigos. Muitas vezes achavam atraentes meus namorados e cochichavam discretamente: “Posso dá uma olhadinha” “Nossa, perdi a respiração”.” Amiga, acho que vou desmaiar”.


Todos eles eram inteligentes. Um deles mesmo era poliglota, entendia de qualquer assunto, estava sempre bem informado e conhecia a Europa, Estados Unidos, dentre outros paises. Geralmente eram independentes financeiramente, trabalhavam e eram bons profissionais. Eu os respeitava e hoje sinto saudades da transparência de suas atitudes, atenção e carinho que me dedicavam.


Tinham também uma veia artista espetacular. Na pista de dança foram meus professores. Tinham desenvolturas para criar coreografias. Formamos pares perfeitos, e com a explosão da discoteca éramos chamados para abertura de boates. Um verdadeiro sucesso. E isso para eles era a glória, a realização plena.


Hoje me presto a relembrá-los com muita alegria. O tempo nos separou. Uns morreram. Outros continuam escrevendo sua história em outros lugares, com outras pessoas que também saberão valorizá-los.

Nenhum comentário: