quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tanatologia


Li um artigo num jornal de Minas, que a maioria dos médicos, principalmente os mais novos, não estão preparados para lidar com a morte de seus pacientes. Devido a tal despreparo muitos deles se drogam, entram em depressão e alguns em desespero, suicidam-se.

Esse era um assunto que sempre me vinha a mente. Uma vez indaguei a meu irmão, médico anestesista, e ele me respondeu que com o tempo você se acostuma aos óbitos.

Claro, que isso depende do estado emocional do médico e sua maneira de encarar a morte, penso eu.

A vossa amiguinha aqui, por exemplo, nunquinha nesta vida, seria médica. Qualquer pequena complicação em meus pacientes seria socorrida pelos colegas, ou por quem estivesse por perto. E se essa complicação aumentasse com certeza bateria as botas antes dos pacientes.

Lidar com a morte não é nada fácil. A palavra já causa desconforto.

Deveriam ter inventado outro nome, ou então nome nenhum.


A morte não é o vazio, o final, o inexplicável? Pra que nome?

Estou a a perder tempo em tentar desfazer o que está no nosso vocabulário há tantos anos!

Dizem que a morte existe apenas no corpo físico. E dados levantados em pessoas que experenciaram o EQM (Experiência de Quase-Morte), relatam que caminharam em intermináveis túneis.

Tai , melhor dizer que "vamos para túneis".

Nãaaaaaaaaaao, tenho claustrofobia! Nem pensar. Se continuar a falar nisso morro agorinha mesmo de p-a-v-o-r! Já estou sentindo falta de ar. Que conversa mais sem pé nem cabeça.

Sandra, querida! Por favor, pare de falar de morte! Você escreve tanta coisa engraçada do seu dia dia!

To, deveras chateda, Dessa vez seu texto me deixou malzinha, viu?

........(paro de digitar. Penso um pouco ).

( Estou a escutar meu subconsciente reclamar. Dou um leve suspiro. Volto ás teclas)

Amigas, não mais me demorarei nesse texto.

( Dou razão ao meu subconsciente. Mas antes dou o troco em mim mesma)

Sandra,minha fiel parceirinha, escute só, não me atrapalhe no momento que estou escrevendo. A morte, queridíssima, faz parte da vida, não podemos fugir dela, não! Você tem um medo terrível da morte que eu sei, viu?

Escute bem, minha linda, eu escrevi esse texto por causa daquele artigo que li no jornal. O problema é que me estendi e não disse o mais importante.

Agora você se acalme e deixe que eu termine o meu raciocínio.

Minhas amigas , tive que interromper um pouco o texto por motivos óbvios, mas agora volto para lhes explicar o motivo maior de meu empenho em falar sobre a dificuldade segundo o artigo que li, dos novos médicos lidarem com a morte.

Em algumas faculdades de medicina existem cursos abrangentes de Tanatologia.

Tanatologia, segundo a wlkiplédia é uma parte da medicina legal que estuda a morte, logo para um conhecimento mais avançado, seria interessante, aos novos médicos, a procura por esses cursos para os auxíliar a um melhor convívio com a morte.

Psiu,Sandrinha, acabou ? Explicou? Está satisfeita?

......( não dou resposta, já acabei mesmo)

Amigas, de repente me deu uma vontade de estudar um pouco de Tanatologia!

Geente, isso é para profissionais de saúde!

Ah, acredito
que em toda regra há excessões.

Pois é sabido do grande percentual de pessoas que " necessitam"( euzinha, estou incluidíssima)melhorar o seu contato com tal realidade!

Ninguém fica para semente mesmo.

Como?

Túnel?

Ta louca!

Tchauzinho.

O que você falou?

Tanatologia?

......,quero falar mais disso não.

Chega de me atazanarrrrrrrrrr! Credo!

Nenhum comentário: