quinta-feira, 26 de março de 2009

Conversa de baianos


Dois baianos na rede.
- E ai, meu rei.
O outro se espreguiça. Resmunga baixinho. Vira-se de lado O amigo insiste.
- Colé, meu brodi! Tá nas horas...vamo, ora.
_ Levanta você primeiro. Tô sem coragem.
_ Seu xibungo, tu tá mole demais.
_ Olha só quem fala. Me diga ,quem foi o infeliz que noticiou um dia que seja fácil um baiano sair de uma rede!
_ Colé miserê, a rede é necessária, recupera as forças.Mas, escute negão, as festas começaram.
_ E foi?
_ Foi. E vou lhe avisar logo.Vou quexá a sua pirigueti.
O outro ri, passa a mão pelo cabelo, Espreguiça-se mais uma vez.
- Vai nada, tu vai é cume água.Tá me tirando de otário é cumpadi?
O amigo balança a rede impaciente antes de responder.
_ Oxi, endoideceu?Quero que tu saia dessa rede de uma vez. Hoje é primeiro de janeiro home!
O outro faz cara de assustado.
- Verdade? Affe, e agora?
_ Vamo prá Festa da Boa Viagem.
_ E depois?
_ Prá Lavagem do Bonfim.
_ E depois...
_ Prá festa da Ribeira, em seguida São Lázaro, Iemanjá...e...
O outro interrompe agoniado.
_ Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaa
_ Nossaaaaaaaa véi....ta dando piti santa?
O homem se encolhe mais na rede, puxa o lençol, ajeita o travesseiro.
Faz-se silencio.
Só se ouve o ranger das redes balançando.
A brisa fresca que vem da praia chega até o terraço onde estão armadas as duas redes.
Ouve-se alguém resmungar.
_ Tu falou alguma coisa meu rei?
_ Hummmmmmmmmmmmmm......
_ Num intendi.
O amigo tira a cabeça do travessseiro e sonolento responde.
_Olha meu brodi.....me chama só no carnaval...viu?
Contrariado, o homem se levanta. Olha com desdém o colega e fala.
_ Disgraça de baiano preguiçoso....tá negando a raça seu peste!!!!
"E ainda dizem por ai que baiano só quer saber de festa. Vixe Maria, quanta calúnia!"

Nenhum comentário: