terça-feira, 23 de junho de 2009

Vida nova de nosso João( In memoriam)


Hoje é dia 23 de junho, véspera de São João. A fogueira é acesa. As bandeirolas enfeitam o Arraial de Bagá. São Pedro deu permissão para a festança com aval de Santo Antônio, São João e o santo protetor de Joãozinho, São Judas Tadeu.


O aniversário de João, o menino de Dona Cândida e Seu Ludugero é um acontecimento. A sua presença encanta e traz novos acordes ao céu. Os anjos e arcanjos se aglomeram para ouvir o mestre tocar!


Seus irmãos e amigos cheios de emoção agradecem ao Pai de todo universo tão importante oportunidade. Estavam com saudade do violão e da forma especial de cantar de João Bagá.


Negão (Nelson Sena Gomes), cantarola’”Mané fogueteiro”, enquanto Carneirinho (Carlos Sena Gomes) tem dúvidas no que cantar. Não sabe se “A carta” ou “Matriz ou Filial”?


Aloísio Leal, alegre em rever o amigo depois de tantos anos, dedilha algumas notas sendo observado por, Popó, João José, Silvio Guimarães, Osvaldo Aragão, Calafate e o maestro Ciciliano de Carvalho.


Dr Nequinho recorda com Eliziário, antigas canções em que pelas ruas de Senhor do Bonfim cantava, nas lendárias noites juninas que de casa e casa passava distribuindo alegria.


Um pouco mais adiante, em postura teatral estão os

poetas bonfinenses Omar de Carvalho, Antonio Fialho Augusto Sena Gomes, e Carvalho Melo a ensaiar versos em homenagem ao conterrâneo.


Apressado, vem Pedro Amorim de braços dados com a professora Zenauréa e Sinhá Cantadeira que entre versos saúda o aniversariante:


“A lua clareou

Clareou, clareou


A lua clareou,

Vai clarear”


Daqui da terra João Bagá vemos a lua clarear. Sentimos nela a sua presença. Ouvimos o seu violão que nos acompanha num parabéns pra você cheio de amor e saudade!


Viva a São Pedro, Santo Antônio e São João!

Viva a vida nova do nosso João!

Nenhum comentário: