sábado, 13 de agosto de 2011

Genaro, o jegue salvador.


A insistência de Cavalão, o jumento pega, o que se acha o máximo, irrita Afinada, a passarinha advogada.

O desinfeliz do jegue não tem desconfiômetro, e se o tem, faz-se de leso e tenta, insiste em desafiar a doutora das leis.

Desta vez Cavalão fora longe demais. Com seu poder de força muscular crescente e dominante. O jumento, fisiculturista, pensa que tudo nesta vida de meu Deus se resolve na força física.

Exibindo seus músculos, o nojento do burro açoitou Pretim. Cavalão não engolira o fato de Pretim ter lhe tirado a chance de se exibir na festa junina de Senhor do Bonfim levando em seu lombo a noiva da festa junina da cidade do melhor São João da Bahia.

Na primeira oportunidade de estar frente a frente com Pretim, o fortão feriu os brios do jumento tímido e de bom de coração a lhe apontar proconceituamente sua descendência humilde e a cor de sua pele.

Afinada enfrenta o desgraçento do animal. Desta vez o miserável sem coração não escaparia das grades. Veria o sol nascer quadrado nem que a vaca tossisse, nem que sua casa caísse, nem que qualquer outro nem ousasse a se meter em sua decisão.

Porém, o jumento casca dura tinha lá suas amizades. Para ficar tranquilo e sorridente diante das ameaças da magistrada só mesmo com proteção de um grande e abusado juiz. O juiz Urubu rei Lau Mão Santa, aquele que manda e desmanda, faz e acontece.

Mão Santa faz tudo em nome dos Santos do céu. Carrega no pescoço um grosso cordão de ouro com uma cruz enorme cravejada de brilhante. Vive a beijar a cruz.

Não existe pessoa mais devotada e santa. Justo, nobre de sentimentos, sua missão é levar paz, vida melhor para os pobres e desvalidos a qualquer custo, nem que para isso seja necessário burlar leis e usar á força. É a bondade em pessoa.
Cavalão é seu animal de confiança. Bicho pronto para lhe servir no que for necessário. Fiel escudeiro em assuntos decisivos, principalmente aqueles que exigem o uso de métodos brutais e convincentes.

Devido a seu envolvimento com o juiz urubuzão corrupto, o peste do jumento pega se safa de suas aprontações.

Afinada sabe muito bem do poder de seu companheiro de profissão, o urubu “santo”. Controlando sua indignação encara o jegue pestinhento.

- Seu Cavalão dos infernos, a tua sorte não é tua amizade com o Senhor Urubu Lau Mão Santa, e sim a bondade do coração de Pretim que não deu queixa e nem quis fazer exame de corpo de delito.

Cavalão coloca as patas na mesa da advogada folgadamente. Acende seu charuto cubano e depois de uma baforada encara a passarinha por alguns segundos, para só depois lhe responder em tom prepotente.

- Moça passarinha, tome cuidado ao me dirigir à palavra. O teu emprego vai para o beleléu, só preciso de um telefonema besta para alguém que tu bem sabe te complicar.

Engolindo seco e vermelha de raiva à passarinha abre as asas, tira os óculos e avança para Cavalão que sarcástico se esquiva, esconde-se e rola de rir.

Nesta confusão Genaro surge em socorro da amiga. Cavalão gosta, sente-se poderoso.

Genaro após acalmar a passarinha enraivecida, volta-se calmo para o ser que se julga cavalar, no seu trono de rei.

- Cavalão, meu rapaz... Pretim é meu amigo como tu bem sabes, não foi bom o que fizeste com ele. Não gostei. Sou avesso à violência, meu negócio é conversar, esclarecer. Mas, com a tua pessoa não tem conversa, tu só conhece a força....

Sem completar a frase o jegue bonitão dá um murro nas fuças do maldoso e prepotente animal que cai desmaiado na porta da delegacia para deleite da multidão que aplaude e grita o nome de Genaro.

Entre a multidão a gata dançarina do ventre lança um olhar devasso para o jegue salvador.

Tácita, a sapinha pintora, esposa do maestro sapo Cururu Didão cochicha em seu ouvido:

- Gatíssima, vê se segura Genaro, artifícios tu têm de sobra, usa-os moça!

Gatíssima suspira longamente. Seus olhos sedutores brilham ao ver o corpo generoso e belo do jegue salvador que tanto orgulha a raça jumentista.

Seus pensamentos se deliciam e ela sussurra baixinho:

- Bonitão safadinho, vou te pegar de jeito. Tu vais ser só meu danadinho gostosão!









Nenhum comentário: