sábado, 25 de abril de 2009

Meu músico joão Bagá


Os anos setenta foi um marco na música brasileira. A idéia desastrosa de um país dominado pela ditadura inspirava os novos compositores.O resgate dos festivais da Record já radicalizava com o surgimento de novas tendências musicais, como os tropicalistas Gil, Caetano, Bethânia, Gal, Tom Zé, etc.

O encontro de um País dominado pelos militares com a boa música, choca-se com a repressão aos direitos do livre uso de suas idéias, sabotadas pelo AI5 em que músicos, estudantes, escritores, foram presos, torturados, exilados e muitos mortos ou “desapareceram” simplesmente.

É nesse cenário que aos 15 anos me envolvo com a boa música brasileira. Meu ídolo era Chico Buarque. Adorava suas letras bem escritas e seu jeito macio de cantar.Acanhada, tive a sorte de encontrar o meu mestre e iniciador musical, João Sena Gomes, meu tio, grande violonista, amigo e parceiro de João Gilberto, com quem aprendeu a batida inigualável da bossa nova.

João Sena Gomes, o Bagá, esse era seu apelido no cenário musical, inova ao criar em sua cidade natal, Senhor do Bonfim, o Bagásom, grupo ao qual pertenci, juntamente com Glória, Renato Sena Gomes e Zé Ragone.

Nos apresentávamos aos sábados, no bar Esmeralda, com repertório vasto atraindo um público fiel, fazendo desse local uma referência cultural na cidade. Embora é sabido que Bagá já se consagrara em grupos musicais como Príncipes da Melodia, apresentando-se nos áureos tempos, em Salvador, na rádio Sociedade da Bahia, Hotel Chile entre outros.

Os dedos do grande Bagá escolheram Senhor do Bonfim para tocar seu violão. Seu grande amigo João alçou vôos e hoje é reconhecido internacionalmente.

Bagá não conheceu a fama como o seu amigo, mas recebeu uma merecida homenagem no dia 21/11/08 da Câmara dos Vereadores de sua cidade pela sua importância musical.

Dos anos setenta fica o sabor amargo da ditadura, situação critica de um país que calou seus artistas, mas deixou em mim a chance de começar o meu canto ao lado do grande músico João Bagá.

Nenhum comentário: