quinta-feira, 21 de maio de 2009

Retei-me


Minhas amigas o frio chegou.Vamos nos aquecer minhas lindas?Socorro, queridinhas! Não sei o que faço. Nunca vi tanto incômodo. Minha Nossa Senhora tenha pena de mim. Affe, quanto atordoamento.

Coitada da baiana ,tá lascadinha de tudo. Mulé, tu mora nas Gerais há tanto tempo e ainda não se acostumou?

Tu não andava dizendo que já gostava de frio? Que os dias cinzentos tinham sua beleza? E agora , mudou de ideia, foi?

Baiana pra que tanta lassidão?Sinto lhe dizer, mas o inverno, bichinha, ainda não chegou não. Nós ainda estamos em maio. Em junho é que começa o inverno de verdade, tá me ouvindo ?

Vou fingir que não ouço nada.Lá vem essazinha com seus falatórios irritantes. Acha-se a dona da verdade. Já me aborreci muito ontem. O frio chegou de repente.Gelei todinha minha gente. Pés, mãos , nariz são os que mais sofrem .

Já estou usando três meias grossas nos pés. A cada semana aumento a quantidade. Podem acreditar, não é exagero , não. Oxe, no final são tantos pares que quando as tiro de vez ficam em pé igual botas!

Pena que não tenha nada para aquecer o nariz. O tempo todo o infeliz fica geladinho. O jeito é cobrir a cabeça com cobertor.Ah, não consigo, perco o ar. Home, deixa o pobre do nariz gelar, azar dele e meu também.

Amigassssssss, o pior de tudo nessa época é tomar banho. Grito e pulo igual uma louca no banheiro. Lavar as costas é um sacrifício. Acabo deixando para o dia que lavo os cabelos. Oh desordem retada esses dias fazem em minha vida !

Pode haver o maior evento a noite que não vou. Fico exclusa no meu canto na companhia de meus cobertores. Oh, coisa boa!

Agora tem uma coisa que gosto nesse tempinho frio. Oxente, imaginaram? Só podia ser os caldos, mingaus, principalmente os de milho verde. Hum, uma delícia! Esses esquentam. Meu corpo agradece.

Queixo-me mesmo do frio. Todo ano é a mesma história. Mas sabem de uma coisa, não consigo me entender. Não gosto mais daquele calor sufocante da minha terra. Fico enjoada quando chego lá. Reclamo que chego a ser chata.

Minha terrinha que tanto amo, estou falando apenas do calor. Não fique magoada.

Acho que me meti numa cilada danada!

Oxalá, help!


Minas Gerais....tu é culpada, viu? Para de me dividir!

Lembrei da velha política do café com leite entre Minas e São Paulo. A minha política, se é que posso chamar assim, é do leite com pimenta. Uai, que mistureba mais picante. Acho que vai pegar fogo.

Pensando bem, será se dá certo leite com pimenta?

Faz-se tudo por uma amizade sincera.

Retei-me.

Assumo minha mineirês e pronto.

Bahia e Minas são irmãzinhas.Até o velho Chico concorda com essa irmandade. Nasce em terras mineiras e vai quietinho, mansinho desaguar nas terrinhas dos oxentes!

Obrigada meu São Francisco de Assis por esta bênção!

" Oh Minas Gerais, Oh, Minas Gerais,quem te conhece não esquece jamais..."
" Bahia, terra da felicidade. Moreno! Eu ando louca de saudade.."





Nenhum comentário: