segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A mulher vulcão




Quem pretende conhecer a Bahia, tem por obrigação, incluir em seu roteiro, a Ilha de Itaparica. Essa ilha maravilhosa fica a 13 km de Salvador (via ferry boat), e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos

Quando, há alguns anos acampei em uma das suas praias - a ilha possui 40 km de praias – fiquei, deveras, apaixonada por suas águas mornas e a beleza de seus recifes de corais.

Sem contar que nos seus registros históricos a figura do navegador português Diogo Álvaro Correia, " O Caramuru”, e a sua enamorada “Paraguaçu”, filha do Cacique Tapira, nos leva á emoção pelo encanto natural do amor que resultou na junção das raças européias e indigenas.

Acampar na ilha foi uma das minhas melhores aventuras. É bem verdade que sempre acontece algo para atrapalhar.

Porquanto, as coisas nunca são perfeitas.

Não sei se vocês conhecem uma planta chamada urtiga. Pois bem , a urtiga é uma erva suculenta,coberta de pelos, os quais são irritantes e glaudulíferos, segregando o liquido que provoca a danada da queimação.

Agora imaginem o que faz essa erva em contato com nossa pele?

Sentiram o drama...ou melhor falando....a dor? Uiiiiii !!!

Pois bem, a ervinha provoca na nossa pele um verdadeiro estrago. Além da queimação ,vem a bolha, coceira , sem falar na visível irritação cutânea.

Valha- me Deus, só de pensar fico até arrepiada.

No nosso acampamento não existia local para as nossas necessidades fisiológicas.

Quando não era nas águas salgadas do nosso belo mar, restava-nos a vegetação local.

Pois bem, era noite e lá fui eu, correndo como uma desesperada, para logo retornar mais desesperada ainda.

Fora tocada maciamente e delicadamente pelas folhinhas da urtiga.

Num piscar de olhos havia me tornado a mulher vulcão.

Amigas, a danada da erva acabou comigo.

Minha prima Márcia,na sua bondade infinita,penalizava-se com minha situação e procurava uma maneira de acabar com minha ardência e coceira.

A mulher vulcão corria e se abanava enquanto a coitada da prima a enchia de talco.

Estão rindo, né?

Affe, não ria não, tenha piedade!

Até hoje sinto o arder daquela “coisa”.

Não desejo isso pra ninguém.

Cruzes!

10 comentários:

Tia Bláblá disse...

kkkkk...ah flor! Tadinha...que sufoco! Me desculpe os risos mais deve ter sido muuuuito engraçado ver vc assim...correndo feito uma louca...kkkk...com as calças baixas...hihihi....um chero flor...adorei! Feliz 2011, sucesso!

netocasanova disse...

KKKKKKKK. Sandrinha, minha cara conterrânea, a sua sorte é que não foi o primo mais forte da urtiga, o famoso e terrível cansanção. Já pensou, querida ? KKKKKKKKK... Abreijos.

Sanbahia disse...

Blá, blá, critura, não quero nunquinha que isso aconteça contigo.É um fogo dfícil de apagar. rsrsr.
Grata pelo depoimento.
Cheiros.

Sanbahia disse...

Netto, conterrâneo queridoooooooooo, cansanção nãoooooooooooooooo!
um cheiro .

Marcello Sena disse...

Poxa Sandroca, quando isso acontecia comigo nas roças quando eu ia e nos acampamentos a gente urinava no lugar para apagar o vulcão.KKKKKKKKKKKKKKKK!!Além de queimar a gente ainda tocava urina salgada e quente em cima!!!Pense aí no ardor!!!!heheh!!

Sanbahia disse...

Cello, dessa forma as labaredas da mulher vulcão subiriam de tal forma que não tinha nada neste mundo que apagasse.
Um cheiro e apareça mais para dar seu depoimento.

Ana Terra disse...

Realmente, ter o tarseiro beijado por urtiga ninguém merece! bÉ como picada de maribondo...

Laura Antuners disse...

Sandrinha, vc sofreu uma Queimadura Biológica - queimadura provocada por animais e vegetais, como exemplo temos: Vegetais: Urtiga, látex, etc. Animais: água-viva, lagarta-de-fogo, medusa, etc.

Queimadura de Urtiga:

No caso da urtiga entrar em contacto com a pele provoca imediatamente uma dor semelhante a uma "queimadura", além de bolhas, comichão, e vísivel irritação cutânea. Isto deve-se à presença do ácido fórmico nessa planta.

Alivio da dor e da irritação:
Colher e esmagar Azedas-bravas(taules, Azedeira, azedinha da horta: nome científico: Rumex acetosa L.), reservar o suco que saí da planta. Fazer emplastros com os mesmo suco. O alivio é imediato.

Sanbahia disse...

Laura, ninguém merece urtiga a queimar sua pele tãoooooooo sensível.
Grta pelo depoimento.
Volte sempre.
Cheiros.

Sanbahia disse...

Ana Terra é pior que picada de maribondo, não queira jamais sentir tal ardor.
Cheiros.