Lá ia o burrico ligeiro a correr feito doido, a abandonar ás lágrimas sua burriquinha enamorada.
Nunca se viu no sertão burrico tão especiá. Falam aos quatro cantos que apesar de apaixonado renunciou os prazeres do amor para se embrenhar de vez na mata fechada, seca e esturricada ,para se encontrar com seu ser espirituá.
Burriquinha Amélia da Cruz,apesar de saber da tão nobre causa,não consegue aceitar a decisão do seu amado.
Burrico Zé das Almas dos Espíritos que se Foram é fundador da Meditação Caatinguista do semiárido de São Chico . Mestre reconhecido no meio de caprinos, ovinos ,bovinos e adjacências, o que Zé fala vira lei no meio animista.
Outro fato curioso, jamais visto ou ouvido por essas bandas do sertão bravo, é o fato de Zé ser um burrico albino. Com isso, acredita-se que a sua albinês seja milagre. Sendo assim é um enviado dos céus , tendo como mediador de tal proeza de nascença as mãos abençoadas de São Chiquim e Padim Padi Ciço Romão Batista, com o aval , é claro, de Nosso Sinhô Jesus Cristo.
Com a escolha de sua vida reclusa, o Monge Sertanista partiu e estraçalhou o coração de sua burriquinha.
Amélia , burriquinha pretinha de olhos amendoados e doces se entregou a uma depressão que lhe definha o corpo e lhe dilacera a alma.
Tadinha, sem seu Zé a vida não tem sentido.
Pensa em entrar para um convento. Ou quem sabe ir para o Tibete e se entregar de vez a vida monástica. Assim ficaria mais próxima espiritualmente do amor de sua vida.
Na verdade Zé não abandonou Amélia. Ele a salvou de uma decepção maior. Sabedor de sua missão, sabiamente, foi - se afastando aos tiquim. Não queria a infelicidade da menina burrica. Tem por ela uma afeição grande, mas os prazeres carnais não lhe são permitidos, portanto de que adiantaria alimentar um amor que não se concretizaria. Sabe, ele com sua sabedoria profética que Amélia superarará e encontrará em breve destino melhor para sua vida.
Em posição de iogue, Zé medita, ora e canta mantras. Pensa que assim vai salvar o mundo , as pessoas, fauna e flora das tragédias, do desamor e da violência.
Em mensagem recebida de seu mentor Jumento da Paz Celestial, afirmou totalmente entrega as orações e pregações para afastar o mundo de tão perigosos descaminhos.
Embaixo de um umbuzeiro Amélia sorri pela primeira vez desde que Zé se foi. Sonhara com seu amado na noite anterior. Ele a encaminhou para uma missão. Será penosa, mas cheia de sabedoria. Começara então sua peregrinação. Irá para Santiago de Compostela para desobstruir seus pensamentos e limpar sua alma. Voltará renovada e escreverá um livro.Seu nome será:Amélia Silva Brasil, casará com Genaro, o jegue mais bonito, sarado e feliz das redondezas ,e ocupará uma cadeira na Academia dos Sabedores Literatos do semiárido tendo como patrono, Zé das Almas dos Espíritos que se Foram.
Será famosa e feliz.